por Silvana Tamassia

Sabemos dos desafios para o trabalho com as crianças pequenas e bem pequenas no contexto de ensino remoto, já que elas possuem menos autonomia e recursos próprios, para acessar os momentos de aulas virtuais síncronas.

Manter os vínculos com a escola e aproximar as famílias ou responsáveis foi um dos aspectos mais importantes do trabalho com a Educação Infantil neste período.

Estratégias como gravar vídeos para as crianças contando histórias, ensinando brincadeiras ou, fazendo momentos ao vivo junto com as famílias ou responsáveis e as crianças, foram algumas das estratégias utilizadas, além das propostas de atividades impressas que eles pudessem realizar em casa, com o auxílio de um responsável.

A BNCC propõe organizar essas aprendizagens em campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver, conforme já falamos em outros textos. (//www.eloseducacional.com/educacao/a-bncc-e-os-campos-de-experiencia-da-educacao-infantil/):

Para contribuir com você nesta implementação, mesmo no contexto remoto, vamos trazer algumas sugestões, nas próximas semanas. Será ótimo contribuir e ouvir as experiências de vocês fazendo uso das propostas que disponibilizaremos aqui.

Para começar, traremos um exemplo de uma situação de aprendizagem que pode ser desenvolvida com as crianças junto aos adultos com os quais convive, dentro do campo escuta, fala, pensamento e imaginação.

O tema são os pequenos animais, como os insetos, personagens muito queridos entre as crianças pequenas, que adoram explorar o mundo.

Veja abaixo, um trecho da atividade sugerida:

A proposta é para crianças de 4 a 5 anos e, para que possam desenvolvê-la integralmente, será importante contar com um adulto que possa apoiá-lo neste processo.

Para que eles entendam a dinâmica, você poderá gravar um áudio explicando a eles como orientar as crianças para a realização da proposta:

1 Peça que eles leiam a poesia junto com as crianças e oriente para que elas apontem a figura que representa cada um dos bichos falados no poema.

2 Depois, ela pode tentar reproduzir oralmente, acompanhando cada frase com o dedinho.

3  Em seguida, peça para que eles conversem com as crianças sobre as questões propostas na atividade (clique aqui para acessar o arquivo na íntegra).

4 Depois, eles deverão orientá-las para que desenhem cada um dos insetos identificados em um dos retângulos disponíveis.

5  Por último, caso eles tenham acesso à internet, sugira que possam ouvir juntos o poema musicado, acessando o link do Youtube, disponível na atividade. Assim, poderão se divertir e ainda, podem retomá-la para que as crianças possam acompanhar a letra da música.

Clique aqui para acessar o arquivo com a atividade completa e compartilhar com as crianças da sua turma!

Se tiver boas experiências com os pequenos da sua escola, compartilhe aqui nos comentários para que outras pessoas possam conhecer e se inspirar!

Para saber mais, acesse:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 27 de set. de 2020.

_____________________________________________________________