atividade lingua portuguesa

Por Ana Carolina Peres Freitas

Sabemos que a educação mundial está passando por grandes mudanças no ensino devido a pandemia de Covid-19, que teve início há mais de um ano.

As escolas brasileiras estão se reinventando para atender os(as) estudantes neste novo contexto. Em alguns casos, o acesso aos meios digitais é mais restrito. Por isso, algumas redes de ensino têm se organizado com diferentes estratégias para atingir todos(as) os(as) estudantes.

Uma alternativa viável para aquelas que não tem condições de acesso à internet ou equipamentos para acessá-la, seria receber as atividades de forma impressa, o que várias delas já estão fazendo?

ensino remoto

As crianças dos anos iniciais estão construindo sua autonomia, por isso, é preciso que a família ou os(as) responsáveis mantenham uma parceria com a escola organizando uma rotina de estudos dentro de casa.

Para isso, os(as) professores(as) precisam enviar, junto com as atividades, orientações claras sobre como podem fazer este apoio e orientação aos(às) estudantes.

Para isso, os(as) processores(as) precisam ter empatia e entender os diferentes contextos, para que possam planejar as melhores maneiras de apoiar esse processo.

De acordo com a BNCC, as características dessa faixa etária (anos iniciais) demandam um trabalho que se organize em torno dos interesses manifestos pelas crianças, para aprenderem o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar.

Deste modo, é importante que as atividades planejadas para o ensino remoto estejam conectadas, sempre que possível, com o interesse da criança.

A seguir, trazemos um exemplo de atividade sugerida para o ensino remoto.

A proposta é para a turma do 2º ano do Ensino Fundamental.  Considerando que algumas crianças possam não estar alfabetizadas, é aconselhável a orientação de um(a) adulto para ajudá-la na leitura.

Foco da aula: rima apresentada em cantiga de roda

Recursos indicados

– WhatsApp, e-mail ou plataforma Google Sala de Aula para envio das orientações e devolutivas;

atividade ensino

É importante cuidar para o uso de uma linguagem adequada e selecionar textos que sejam apropriadas para a faixa etária, considerando os gêneros que foram definidos no planejamento da escola, como prioritários para esses(as) alunos(as).

Quer acessar a atividade completa?

Clique aqui para acessar a atividade

Depois, deixe seus comentários para compartilhar como foi o uso dessa atividade com seus alunos(as).

Para saber mais, acesse:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental | Acesso em 07/03/2021