A Elos ministra Workshops para discutir conceitos e estratégias inovadoras para a sala de aula, através de atividades práticas e reflexivas.

Nossos Workshops já foram realizados em escolas particulares como o Colégio Londrinense (PR), Objetivo de Sorocaba (SP) e ALUB (DF) a Universidade Braz Cubas (SP), em Mogi das Cruzes (SP), além do trabalho em diversas cidades do Brasil desde 2011, como Belo Horizonte (MG), Londrina (PR), Curitiba (PR), Vitória (ES), São João do Polêsine (RS), Rio de Janeiro (RJ), Barueri (SP), Recife (PE), entre outras na região de Itapeva, Garça, Praia Grande, Peruíbe e São Paulo (SP) que trouxeram também as cidades vizinhas para participarem, envolvendo ao todo mais de 1500 professores e gestores.

Os cursos podem ter carga horária variada de acordo com os temas escolhidos, com formatos de 4h, 8h ou 16h. O certificado será emitido de acordo com a carga horária contratada e entregue após a realização do curso.

Veja os temas mais procurados:

     Formação de Professores

Uso de recursos tecnológicos na educação

Os recursos tecnológicos podem ser grandes aliados de todos os profissionais da área da Educação. No entanto, sua utilização requer preparo e planejamento, não é mesmo? Pensando nisso, podemos realizar workshops com diversos temas tal qual os relacionados abaixo ou outros que sejam personalizados para atender a realidade de cada público.

– Planejamento para o trabalho remoto.

– Criação e realização de Reuniões Virtuais.

– Uso de ferramentas tecnológicas para engajamento dos alunos.

– Como utilizar o Google Classroom.

Andragogia

Pensar em como o adulto aprende é   fundamental para planejar a formação     continuada de professores e gestores. Neste   workshop   trataremos sobre como o adulto aprende e como podemos pensar em estratégias voltadas para esse público, garantindo sucesso em nossos encontros formativos e maior aderência a este público.

Elaboração de pauta formativa

Os horários de trabalho coletivo na  escola nem sempre são bem aproveitados. Em  alguns casos, falta repertório por parte do  próprio diretor/coordenador/gestor para desenvolver este trabalho. Neste encontro traremos os pontos que consideramos imprescindíveis para   a produção de uma boa pauta formativa, além de repertoriar para pensar em temas relevantes para a formação de suas equipes.

Mindset: como desenvolver uma mentalidade de crescimento?

A maneira como vemos nossa capacidade de aprender exerce enorme influência nos caminhos que escolhemos na vida. Nesse contexto, entender o que é mindset e como lidar com ele é essencial tanto para o nosso desenvolvimento pessoal quanto profissional. Neste encontro, vamos abordar o conceito de mindset, entender a sua influência nos relacionamentos e na educação, além de criar estratégias para desenvolver um mindset de crescimento.

Observação de aula

Acompanhar o trabalho do professor em sala   de aula é um papel muito importante da   atuação do gestor escolar, principalmente   para o   coordenador pedagógico. Neste  encontro iremos apresentar uma metodologia de observação de aulas com caráter formativo, que     poderá apoiar este trabalho na escola.

     Gestão Escolar

Missão, Visão e Valores

Definir a missão, a visão e os valores da organização escolar contribui para que todos tenham o mesmo foco, o mesmo objetivo onde     querem chegar, que escola querem construir, que alunos querem formar. No encontro iremos abordar como os gestores podem liderar    este processo, envolvendo toda a comunidade escolas para que se sintam parte e “comprem” a mesma causa.

Análise de dados

Muitas vezes dispomos de várias informações  dos resultados de aprendizagem dos   alunos, mas nem  sempre fazemos o melhor   uso   delas. Neste workshop, falaremos sobre as estratégias para analisar os dados e criar mecanismos para avançar nos pontos de maior   necessidade, focando sempre na aprendizagem dos alunos.

Plano de ação

O foco deste tema é como elaborar um plano de ação focado no diagnóstico  de cada escola/rede, com ações claras, definição de   responsáveis, prazos e instrumentos que possam nos ajudar a verificar o desenvolvimento do plano durante a sua implementação,   iniciando com a elaboração de objetivos claros e indicadores que nos permitam acompanhar estes resultados.

Liderança

Neste curso vamos abordar a importância do gestor como líder pedagógico na escola (ou do técnico pedagógico da rede). Vamos   discutir os conceitos de liderança e como os gestores podem fazer para desenvolver algumas competências para colocar em prática este   papel em sua comunidade e estabelecer metas claras para sua equipe.

Gestão de pessoas

Trabalhar com pessoas é um dos   desafios na   gestão da escola ou da   rede de ensino.   Neste  workshop,   trataremos sobre como fazer um   bom diagnóstico para o acompanhamento eficaz, fazendo uso de metodologias de resolução de problemas e exercícios que ajudem a identificar a causa raiz de um problema.

Cultura e clima escolar

Diversas pesquisas têm apontado o clima escolar como fator determinante para o sucesso na aprendizagem dos alunos. Neste tema   vamos trazer instrumentos que podem ser utilizados na escola para mapear como está o clima na instituição e trazer ideias que possam   ser implementadas nas escolas/redes de ensino, de acordo com a realidade de cada um.

Análise de eficácia e uso de evidências

Trabalhamos com este tema a importância do foco em evidências para a gestão da escola. Ao entrar em contato com o instrumento de  análise de eficácia escolar, o gestor tem a oportunidade de entender como podemos analisar o cenário da escola, com base em   evidências reais e não em impressões que vão sendo construídas ao longo do tempo e vão se tornando verdades dentro do grupo, fazendo com que pensamos em ações que nem sempre levam aos melhores resultados, já que não estão baseadas na realidade.

 

Avaliação FOFA

Pensar nas forças, oportunidades, fraquezas   e  ameaças do ambiente no qual atuamos é   uma ferramenta poderosa para definir ações   mais assertivas para o trabalho pedagógico. No encontro, traremos exemplos deste instrumento preenchido por outras escolas para que possamos discutir sobre o tema, além de propiciar que cada gestor/dupla possa pensar em sua própria realidade.

Projeto Político-Pedagógico

Pensar no Projeto Político-Pedagógico como uma ferramenta de planejamento é fundamental para o processo de construção da identidade da escola e do ensino com propósito.

Neste encontro refletiremos sobre a importância da construção coletiva deste documento para que seja um balizador do percurso a ser seguido por toda a comunidade escolar, além de apresentar alguns elementos imprescindíveis para sua construção.

     Gestão de Sala de Aula

Planejamento

Pensar em como o adulto aprende é   fundamental para planejar a formação     continuada de professores e gestores. Neste   workshop   trataremos sobre como o adulto aprende e como podemos pensar em estratégias voltadas para esse público, garantindo sucesso em nossos encontros formativos e maior aderência a este público.

Técnicas de altas expectativas de aprendizagem

Muitas vezes a dificuldade de aprendizagem de alguns alunos nos leva a perder a crença no potencial de todos eles. Pensar em técnicas   específicas para desenvolver em sala de aula uma cultura de altas expectativas de aprendizagem é essencial para virar este jogo e é isso que abordaremos neste encontro.

Técnicas de avaliação

Abordaremos aqui diferentes técnicas e estratégias de avaliação, além de retomar os conceitos de avaliação diagnóstica, formativa e   somativa, auxiliando professores e equipes gestores neste processo de acompanhamento da aprendizagem dos alunos via uso de   instrumentos de avaliação interna.

Técnicas de escrita

Abordaremos aqui as técnicas com foco na escrita, trazidas no livro Aula Nota 10 2.0. Iremos abordar os pontos principais da técnica e   trazer estratégias para implementá-las em sala de aula.

Técnicas de leitura

O trabalho com leitura em todas as disciplinas é essencial para desenvolver esta habilidade em todos os alunos, para além do trabalho   de Língua Portuguesa. Neste encontro apresentaremos e vivenciaremos algumas técnicas de leitura que poderão ser utilizadas em salas de aula de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Técnicas de cultura e clima escolar

Este tema será abordado focando a sala de aula a partir do desenvolvimento de técnicas que apoiem o professor no desenvolvimento   de um bom clima escolar com todos os alunos engajados e motivados durante a aula. 

Técnicas de perguntas e intervenções

Neste encontro, pensaremos em como o professor pode planejar boas perguntas e intervenções para sua aula. Apesar de parecer fácil,   planejar perguntas para as aulas é uma tarefa desafiadora. Conhecer algumas técnicas pode ajudar o professor a refletir sobre como propor isso no seu planejamento de aula.

     Educação Infantil

Musicalização infantil

A música é capaz de desenvolver na criança a percepção, concentração, sensibilidade, equilíbrio emocional e socialização, entre outros fatores importantes que colaboram na sua formação.

Esse encontro trará dicas e práticas que auxiliarão o professor a explorar esse universo, de forma ativa, com crianças de todas as faixas etárias

Mediação de leitura para crianças pequenas e bem pequenas

Além de ser uma das atividades preconizadas pela BNCC, sabemos que a leitura traz diversos benefícios para o desenvolvimento infantil, entre eles a concentração, melhor compreensão do mundo, ampliação da linguagem, estímulo da criatividade e enriquecimento cultural, entre outras coisas.

Esse encontro trará sugestões de estratégias e dicas de livros para trabalhar a leitura com crianças pequenas e bem pequenas.

Documentação pedagógica

A documentação pedagógica é um ato de legitimação do processo de ensino e de aprendizagem, pois torna visível os caminhos da aprendizagem dos alunos e traz à tona os saberes docentes da prática. É processo dinâmico, contextualizado, que permite aos professores conhecerem e compreenderem seus alunos a partir de seus sentimentos, interesses, ideias e potencialidades. 

Nesse encontro pensaremos em como podemos analisar e refletir o percurso dos alunos e também analisar, refletir e ressignificar o processo de ensino, a partir da documentação pedagógica.

     Educação Integral e Diversidade

Educação integral

A Educação Integral visa o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões – cognitiva, física, emocional, social e cultural e um processo de compartilhamento entre todos numa comunidade escolar.  Nos encontros sobre o tema é possível trabalhar aspectos tais como: 

  • Educação integral X educação de tempo integral
  • Educação integral e currículo escolar
  • Educação integral e território educativo
Desenvolvimento Socioemocional

A sociedade cobra que os jovens sejam protagonistas de seu próprio desenvolvimento, mas para isso precisam de autoconhecimento e propósito, elementos que podem ser trabalhados desta a infância, como prevê a BNCC. Nesse encontro refletiremos sobre a intencionalidade da inclusão de competências socioemocionais na educação e traremos exemplos práticos de como isso pode ser feito.

Educação para as Relações Étnico-Raciais

Este workshop tem o objetivo de trazer para reflexão a importância de construirmos espaços transformadores, que valorizam a diversidade e o combate ao racismo.O principais eixos de discussão são:

– Aspectos legais das relações étnico raciais.

– Valorização da cultura africana e suas relações com a construção da nossa identidade cultural.

– Currículo e planejamento de ações para combate ao racismo.

– Representatividade no combate ao racismo.

     Metodologias Ativas

Trabalho em grupo

Trabalhar em grupo não é uma tarefa fácil. É preciso pensar na organização dos grupos e preparar os alunos para que possam atuar de   forma colaborativa e integrada, contribuindo para o desenvolvimento de todos no grupo. E é isto que faremos neste encontro,   refletindo  e vivenciando estratégias de trabalho em grupo.

Estudo de caso e Role play

Neste encontro vamos tratar da metodologia de Estudos de Caso e Role Play, vivenciá-las e entender como desenvolver com os alunos   em sala, trazendo estratégias inovadoras ao planejar a aula.

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é o foco deste encontro que irá abordar as principais características desta metodologia e como ela pode ser   desenvolvida, considerando o contexto da tecnologia em favor da aprendizagem dos alunos. Antes do encontro, os participantes já iniciarão esta vivência para entender todos os momentos que envolve a metodologia de Sala de Aula Invertida.

 

Aprendizagem baseada em projetos

Vamos abordar neste encontro a metodologia de aprendizagem baseada em projetos, na qual os alunos definem objetivos a partir de   temas de interesse e desenvolvem projetos com ações encadeadas e um produto final.

Rotação por estações

Neste encontro vamos tratar da metodologia de Rotação por Estações, vivenciá-la e entender como desenvolver com os alunos em sala  de aula, considerando as habilidades que se pretende trabalhar com os estudantes.

Solicitar maiores informações