por César Augusto Pimentel e Vanuza Pereira Marques

  Sou o professor César Pimentel responsável pela equipe de acompanhamento pedagógico e escrevo esse relato de experiência em conjunto com a professora Vanuza Marques supervisora de ensino. Fazemos parte de um time de profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Francisco Morato/SP. Participei das três etapas do curso de Liderança Pedagógica no período compreendido entre 2018 e 2019. No mesmo período, a supervisora Vanuza realizou as três etapas do curso de Gestão para a Aprendizagem. Foram dois cursos de alto nível oferecidos pela equipe qualificada da Elos Educacional, com o objetivo primordial de subsidiar a discussão teórica e prática em relação às competências que envolvem o trabalho dos líderes e técnicos da SME, refletir sobre procedimentos já adotados pela liderança em relação à gestão de pessoas e, também, ressignificar os ações e processos de acompanhamento pedagógico de modo a impactar positivamente a aprendizagem dos alunos dessas redes de ensino municipal de ensino.

Após realizarmos as atividades previstas nos cursos, identificamos algumas dificuldades e/ou inquietações que nos fizeram refletir mais detidamente, são elas:  

Em relação ao curso de Liderança Pedagógica o que mais me chamou a atenção foi a organização dos temas, a competência técnica dos formadores e, consequentemente, das formações oferecidas, as discussões em grupo e o compartilhamento de experiências entre as redes de vários municípios e estados do Brasil, as indicações literárias e toda a disponibilidade e assessoria em momentos de dúvidas e até na correção das rotas. A meu ver, fica claro o quanto foi dispendiosa a preparação e o cuidado em cada um dos temas trazidos à análise e discussão, a dedicação nos estudos e organização de cada etapa do curso e em cada atividade proposta.  

A supervisora Vanuza destaca que o curso Gestão para a Aprendizagem foi estruturado de modo a trazer ferramentas que auxiliassem o planejamento da rotina de trabalho para o acompanhamento pedagógico nas unidades escolares. Acrescenta ainda os protocolos de observação, rubricas, vídeos e principalmente a parceria da formadora Andréa Gonçalves no esclarecimento das dúvidas para realização dos registros durante o curso.

Ambos os cursos nos trouxeram muitas aprendizagens e nos propiciaram experiências ímpares como pessoas e como profissionais da educação. Faremos a seguir uma explanação das aprendizagens que mais nos provocaram à reflexão no exercício de cada uma das funções e tarefas que desempenhamos em na secretaria de educação.

O curso de Liderança Pedagógica deixou como aprendizado o autoconhecimento e perfil de liderança, análise de grupos e comunidades de trabalho, métodos de resolução de conflitos, como desenvolver uma visão compartilhada e pensamento sistêmico. Ajudou muito a compreender meu modelo mental e como esse modelo potencializa ou limita a gestão de pessoas, auxiliou na estruturação de um trabalho que prioriza a comunicação assertiva e por fim, algumas formas de dar um feedback construtivo e profissional a pessoas da equipe a partir do Plano de Desenvolvimento Individual – PDI.  

Na minha opinião o curso foi ótimo, favoreceu a consciência e a ponderação sobre as tarefas e expedientes de trabalho, que por falta de tempo, realizamos no “piloto automático”. Sou muito grato pela oportunidade de conviver e aprender com pessoas tão especiais.  Tendo em vista a opinião da supervisora Vanuza, aponta que passou por várias aprendizagens que complementaram os saberes necessários para sua atuação como técnica da secretaria. Cita por exemplo, o feedback como ação formativa e o plano de ação na escola, que por meio deste vivenciou experiências positivas e, também receber feedbacks de sua atuação na implementação dele. Afirma ainda que este curso veio corroborar com o novo perfil dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Francisco Morato no que tange a análise de dados, avaliação e acompanhamento pedagógico. Em suas palavras, assevera que “Só tenho a agradecer pelas vivências, práticas e saberes adquiridos durante todo o curso.”

_________________________________________________