por Elaine Lindolfo

É um desafio e tanto manter as crianças em casa e possibilitar boas situações de aprendizagem, para que desenvolvam as habilidades motoras de forma criativa e por meio de brincadeiras e interações com as pessoas com as quais convivem.

Possibilitar momentos de descontração, utilizando os recursos da própria casa, é uma estratégia que colabora para esta proposta. Podemos nos inspirar em situações do cotidiano, para trazer boas experiências.

Neste texto, apresentaremos a vocês um exemplo de uma situação de aprendizagem que pode ser desenvolvida com as crianças, junto aos adultos com os quais convive, dentro do campo de experiência corpo, gestos e movimentos.

Aproveite uma situação real da vida das crianças, como o aprender a guardar os brinquedos, que utiliza para brincar e proponha algumas formas diferentes e divertidas para realizarem esta tarefa.

A proposta é para crianças de 4 a 5 anos e, para desenvolvê-la integralmente, será importante contar com um adulto que possa apoiá-la neste processo.

Para que eles entendam a dinâmica, você poderá gravar um áudio explicando a eles como orientar as crianças para a realização da proposta.

Veja abaixo, um trecho da atividade sugerida:

O professor deverá solicitar ao adulto que aproveite o momento depois de alguma brincadeira, onde os brinquedos estarão espalhados para dizer à criança que hoje utilizarão formas diferentes para guardarem os brinquedos.

Seguem abaixo, as orientações para o desenvolvimento da atividade:

  1. Coloque um tecido ou tapetinho no chão.
  2. Coloque uma bacia ou caixa em um dos lados do tapete e os brinquedos do outro lado.
  3. Coloque um travesseiro, ou almofada para servir de apoio para a cabeça da criança.
  4. Peça para a criança deitar no chão, com a barriga para cima, de forma que a sua cabeça fique próxima a bacia e os seus pés próximos aos brinquedos.
  5. Agora, com os pés, ela deverá pegar cada um dos brinquedos e com um movimento com as pernas, leve até a caixa ou bacia.
  6. Quando o pé estiver próximo da bacia, solte o brinquedo lá dentro e retorne as pernas, para pegar cada um dos brinquedos no chão.
  7. A criança deverá se manter deitada, durante toda a brincadeira, pois somente os seus pés e pernas, se movimentarão para levar os brinquedos até a caixa de guardar. Possivelmente haverá brinquedos maiores e menores, mais pesados ou mais leves, o que aumentará o grau desafio da brincadeira.
  8. Uma variação possível, é pedir que arremessem com a mão, de uma distância de um a dois metros da caixa, desde que os brinquedos não tenham risco de serem quebrados.
  9. Por último, caso tenham acesso à internet, sugiro que possam acessar o link do Youtube, disponível na atividade. Assim, poderão se divertir e ainda, podem retomá-la para que as crianças possam compreender, ainda mais, a brincadeira.
  10. Clique aqui para acessar o arquivo com a atividade completa e compartilhar com as crianças da sua turma!

FONTE: https://youtu.be/R2gdVYyc0lA

Tenho certeza de que será muito divertido!

Experimente e depois compartilhe com a gente aqui nos comentários do texto!

___________________________________________________