por Silvana Tamassia

Nas últimas semanas temos trazido textos com sugestões de atividades para Educação Infantil neste contexto de ensino remoto, contando com o apoio e participação de pais e outros responsáveis com os quais as crianças têm passado este período de distanciamento da escola, considerando seu espaço físico, mas com a orientação de seus professores.

//www.eloseducacional.com/educacao/sugestao-de-atividade-educacao-infantil

//www.eloseducacional.com/educacao/atividade-para-educacao-infantil-no-contexto-do-ensino

A BNCC propõe organizar as aprendizagens das crianças pequenas e bem pequenas em campos de experiências, nos quais elas podem aprender e se desenvolver de maneira integral:

  • O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formar
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

(//www.eloseducacional.com/educacao/a-bncc-e-os-campos-de-experiencia-da-educacao-infantil/)

Para contribuir com você nesta implementação, mesmo no contexto remoto, vamos trazer neste último texto sobre o tema, uma sugestão para que as crianças possam colocar a mão na massa e se divertir enquanto aprende e exercita suas habilidades.

É uma situação de aprendizagem que está dentro do campo e experiência chamado traços, sons, cores e formas.

Veja abaixo, um trecho da atividade sugerida:

A proposta é para faixa etária de 4 a 5 anos e, para que possam desenvolvê-la integralmente, será importante contar com um adulto que possa apoiá-lo neste processo, já que exigirá o uso de materiais como tesoura.

Para que esses adultos entendam a dinâmica e orientem adequadamente as crianças, você poderá gravar um vídeo ou um áudio explicando a eles como orientá-las na realização da proposta:

  1. Peça que leiam o texto sobre o copo de leite junto com as crianças e, em seguida, conversem sobre ele para ver o quanto elas compreenderam.
  2. Depois, peça para que peguem uma folha em branco ou outra que tenham disponível e para que orientem a criança para colocar a mão sobre a folha.
  3. Em seguida, deverão ajudar a criança a fazer o contorno da mão com o lápis. É um ótimo momento para estarem bem pertinho, trabalhando juntos!
  4. Depois disso, deverão recortar e seguir os passos que estão nas imagens da atividade orientando como finalizar e ter uma linda flor!

O vídeo ou o áudio ajudarão quem ficar em dúvida com as orientações que estão na atividade e você poderá incentivar a participação de todos e o envolvimento nas ações junto às crianças, aproximando ainda mais as famílias.

Clique aqui para acessar o arquivo com a atividade completa e compartilhar com as crianças da sua turma!

Se tiver boas experiências no retorno dessa atividade com sua turma, compartilhe aqui nos comentários para que outras pessoas possam conhecer e se inspirar!

__________________________________________________________________

 

Para saber mais, acesse:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 27 de set. de 2020.